Palestrantes
Hanne Voldborg Andersen, FabLab@SCHOOL.dk (Dinamarca)

Coordenadora nacional para a FabLab@School.dk, facilita os processos de desenvolvimento de projetos entre os municípios e a rede FabLab@School na Dinamarca. A FabLab@School é uma iniciativa para desenvolver Competências do Século XXI num contexto de tecnologias digitais emergentes e Design Thinking para professores e alunos das escolas primárias e secundárias da Dinamarca. A FabLab@School.dk está a colaborar internacionalmente com a rede FabLearn Network estabelecida na Universidade de Stanford.
Palestra: “Expandindo Horizontes com os Fab Lab nas escolas“
“Como podemos preparar as gerações futuras para compreender as tecnologias digitais e ser capacitadas e capazes de viver, aprender, trabalhar e participar de uma sociedade altamente digitalizada?
Como o FabLabs pode ajudar as Escolas a superar esse desafio? Como é que as autarquias, Escolas e FabLabs podem desenvolver parcerias fortes e desenvolver programas de educação FabLab nas escolas? O FabLab@SCHOOLdk, desde 2014, explora como integrar as atividades do FabLab nas escolas K1-10 e apresentará nesta palestra algumas dessas experiências.”
Michael Stone, Public Education Foundation (EUA)

É o Diretor de Aprendizagem Inovadora para a Fundação de Educação Pública em Chattanooga, Tennessee. Michael lidera oportunidades inovadoras de desenvolvimento profissional para professores, com especialização em integração tecnológica, aprendizagem baseada em projetos e modelos de fabricação digital que transformam a forma como os alunos se envolvem com os conteúdos e os processos.
Desempenhou um papel central no desenvolvimento do primeiro Fab Lab no estado do Tennessee em 2014, e desde então tem liderado um esforço para projetar e abrir laboratórios de fabricação digital, chamados “Volkswagen eLabs”, em 16 escolas públicas no condado de Hamilton, Tennessee, graças a uma doação de 1 milhão de dólares do Volkswagen Group of America. Em julho de 2016, concluiu uma nomeação de um ano como Albert Einstein Distinguished Educator Fellow na National Science Foundation, em Washington, DC. Michael passou os primeiros 10 anos da sua carreira como professor de matemática e ciências de computação antes de deixar a sala de aula para liderar iniciativas de educação de fabricantes por todo o país.
Palestra: “Desenvolver Fab Lab baseados em escolas para transformar o modo como os alunos aprendem“
Esta palestra destacará o modelo de aprendizagem exclusivo desenvolvido e usado na rede Fab Lab emergente das escolas K-12 no Tennessee, Estados Unidos. Com base na filosofia construtivista de Papert e Piaget, Michael irá compartilhar estratégias e episódios que a sua equipa usou para ser pioneira na maior rede mundial de FabLabs escolares (47 laboratórios e em crescimento).
Megumi Iwata, University of Oulu (Japão)

Especialista em tecnologias educacionais, tem mestrado em Aprendizagem e Tecnologia Educacional, e exerce nesta área desde 2020. Especialista em robótica, programação e fabricação digital (gráficos vetoriais, design 3D e produção). Hobbies em fabricação digital, artesanato e bricolage. Atualmente está a concluir o doutoramento na Universidade de Oulu.
Palestra: “STEAM em Oulu – Comunidade de práticas para STEAM e fabricação digital na educação.”
“Vou apresentar as práticas STEAM em Oulu e como temos desenvolvido a educação STEAM como uma comunidade.”
Kristin Burrus, Global Center for Digital Innovation (EUA)

Kristin Burrus tem 22 anos de experiência em educação. De 2017 a 2019, como Fab Lab Specialist numa escola pública K-12, desenvolveu e facilitou unidades de aprendizagem baseada em resolução de problemas e design thinking para alunos do ensino básico e secundário, integrando a fabricação digital nos conteúdos.
Em agosto de 2019, tornou-se líder do ecossistema de fabricação digital na STEM School Chattanooga, fornecendo desenvolvimento profissional e suporte para professores na área da fabricação digital. Atualmente, Kristin é a diretora do Centro Global de Inovação Digital (GCDI), o primeiro Fab Lab educacional K-14 do país. É licenciada em Biologia e Mestre em Educação.
Palestra: “Uma Jornada de construtivismo”
“Nesta palestra irei partilhar como a forma como lecciono tem mudado a partir das ideias construtivistas e construtivistas, desde o ensino de ciências no ensino básico e secundário, incluindo também a gestão de um FabLab K-12, até finalmente me tornar a responsável principal por este mega FabLab, o Centro Global de Inovação Digital. Também partilharei convosco como a colaboração entre as empresas, a direção local de educação K-12 e o ensino superior estimularam o Ecossistema de Fabricação Digital a crescer exponencialmente na minha cidade. O foco na construção de uma rede de professores que podem inspirar e depender uns dos outros permite que essa comunidade prospere.”
Nuria Robles Miguélez, Fab Lab Leon (Espanha)

Nuria é Engenheira Mecânica e Mestre em Qualidade, Ambiente e Prevenção de Riscos Ocupacionais. Trabalhou como engenheira durante mais de 13 anos até se apaixonar pelo mundo dos FabLabs.
Ela é a gerente do Fab Lab León, onde trabalha desde 2012, como instrutora da FabAcademy e Fabricademy e mentora dos Programas Educacionais para crianças, jovens e adultos no FabLab León.
Estes programas introduzem a Fabricação Digital e a filosofia Maker na vida quotidiana dos jovens, e estão focados em encontrar soluções para problemas quotidianos e treiná-los através da criação do seu portfólio futuro.
Neste contexto e com as mulheres e meninas como protagonistas, em 2015 Nuria lançou o programa PODEROSAS, onde meninas a partir de 6 anos abordam a tecnologia para concretizar os seus projetos favoritos.
Em 2021, juntou-se ao projeto europeu shemakes.eu, para colmatar a disparidade de género na indústria têxtil e de vestuário.
Liz Whitewolf, FabEdu (EUA)

Liz foi Diretora Principal da STEM Education no Carnegie Science Center, depois de ter exercido a profissão de professora, acumulando a dinamização de programas como educadora de robótica, programação de computadores e engenharia. Actualmente, Liz ativou o projeto EDUFab, enquanto prossegue com o doutoramento em Educação STEM na Universidade de Pittsburgh e atua em vários comités e projectos educativos, incluindo a Remake Learning Network, STEM Ecosystems, National Science Teaching Association, e a North American Digital Fabrication Alliance.
Liz e a sua família são todos Makers/Fazedores e passam tempo a fazer experiências e a criar projectos no seu Fab Lab caseiro, instalado na sua garagem, na sua casa em Pittsburgh. Liz Whitewolf foi também Gestora de Programa do SCOPES-DF, um projeto da Fab Foundation que apoia educadores nos Fab Labs e escolas com makerspaces de fabricação digital. Fez o curso FAB Academy, e abriu anteriormente um Fab Lab educativo em Pittsburgh, Pensilvânia, expandindo o programa de forma a incluir duas unidades de Fab Lab móveis, para além do makerspace do museu.
Palestra: “Fab Academy for EDU – Integrar os Fab Lab no sistema de ensino formal – Desafios para a formação de formadores“
À medida que as escolas adicionam tecnologia de fabricação digital e laboratórios de fabricação nas suas instalações, o potencial dessas ferramentas para transformar a aprendizagem cresce. No entanto, existem muitos obstáculos para integrar os espaços digitais na educação formal, e a preparação dos professores é um dos maiores desafios. A EduFAB, juntamente com um comité internacional de profissionais e instrutores, está a trabalhar num programa de certificação global para criar uma base de trabalho partilhado sobre as teorias educativas de suporte, a pedagogia, melhores práticas e soluções em sala de aula, para a integração dessas tecnologias inovadoras no apoio à aprendizagem dos alunos.
Patrícia Xufre, Nova School of Bussiness & Economics (Portugal)

Professora Assistente de Métodos Quantitativos. É doutorada em Estatística e Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Tese de Doutoramento: Métodos neuro-computacionais de apoio a sistemas de decisões comerciais). É Mestre em Investigação Operacional pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (Tese de Mestrado: Previsão de séries temporais não estacionárias através de redes neurais).
Rui Pires, CIPP-E (Portugal)

Doutorado em Física. Co-fundador das empresas e CreareSys e WeBrain. Foi Professor Auxiliar no Instituto Superior Técnico, Professor Associado na Universidade Católica e Investigador no CERN (Suiça) e no Fermilab (EUA). Trabalha atualmente em aplicações de IA em cibersegurança, proteção de dados, telecomunicações e optimização de processos.
Jorge Basílio, National College of Ireland (Portugal)

Professor Associado do National College of Ireland. Doutorado em Matemática Aplicada e Modelação. Leciona Estatística e orienta Teses de Mestrado em Ciência de Dados e Inteligência Artificial.
Filipe Silvestre, FCT Fab Lab, (Portugal)

Licenciado em Ciência de Engenharia de Materiais, Mestrado em Engenharia de Materiais, FabMaster do Fab Academy (Curso de Especialização em Fabricação Digital). De 2015 a 2016 foi Responsável Técnico do Laboratório de Design e Inovação da Biblioteca FCT NOVA, desde 2016 é o FabMaster e Responsável Técnico do FCT FabLab. Entusiasta e formador em impressão 3D (em tecnologia FDM e SLA) desde 2014
Mikko Rajanen, Universidade Oulu (Finlândia)

Mikko Rajanen é investigador de pós-doutoramento na Unidade de Pesquisa INTERACT, Universidade de Oulu, Finlândia. É doutorado em Sistemas de Informação e tem mais de 20 anos de experiência em ensino e em investigação de usabilidade. Os seus interesses de investigação incluem a cultura de segurança na fabricação digital, acessibilidade, análise custo-benefício de usabilidade, usabilidade em contexto de desenvolvimento de software de código aberto, e usabilidade em jogos e gamificação.
Tem estado envolvido na comunidade local de usabilidade, organizando o Dia Mundial da Usabilidade e iniciando o projeto de investigação UKKOSS para trazer os métodos, processos e práticas de usabilidade para o contexto de desenvolvimento de software de código aberto. O seu objetivo é tornar o mundo um lugar melhor, uma interface de utilizador de cada vez, e trazer a cultura de segurança para a fabricação digital.
Mathias Müller, Embodied AI Lab, Intel (Germany)

Matthias lidera o Laboratório de Inteligência Artificial (IA) Integrada da Intel, em Munique, na Alemanha. Ele e a sua equipa trabalham em projetos que abrangem vários domínios, como inteligência artificial, visão computacional e robótica. Matthias também é o fundador do projeto OpenBot, uma plataforma popular para educação & pesquisa em IA e robótica. Mais detalhes em https://matthias.pw/
Palestra: “OpenBot – Turning smartphones into robots”